A burocracia dos cartórios está com os dias contados. E isso traz muitas oportunidades para inovar no segmento de lançamentos imobiliários. Em nove Estados brasileiros as escrituras de imóveis já estão sendo feitas de forma on-line. O registro digital foi permitido recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – para que o serviço não fosse paralisado em meio à pandemia.
As corregedorias de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Rio Grande do Norte estão entre as que já regulamentaram os atos eletrônicos dos cartórios.
Com a escritura digital já é possível fazer todo o processo sem sair de casa, seja de compra ou de venda de um imóvel. As transações on-line passaram a ser possíveis com a publicação do Provimento nº 95 do Conselho Nacional de Justiça, publicado no dia 1º de abril.
Da forma tradicional, as partes teriam que dar entrada nas certidões de forma presencial, pagar o ITBI e depois de ter todos os documentos em mãos, agendar um horário e comparecer novamente ao cartório onde assinariam a escritura.
Um novo mundo surge com novidades na velocidade da luz. E dentro desse contexto precisamos nos movimentar cada vez mais rápido para nos adaptarmos e melhorar a performance de resultados.